Brasil, meu país


Me falaram que a gente só valoriza de verdade o nosso país depois que saímos dele. E eu percebi que é verdade.


Cresci a minha vida toda sempre admirando tudo que vem de fora. Idioma, filmes, músicas e livros. Nunca me interessei por ler obras brasileiras ou consumir a nossa música. Achava ruim ouvir algo que vinha do Brasil. 


Eu tinha o sonho de viajar, porém quando falavam que a viagem internacional ia ser em algum lugar da América Latina, eu já não achava mais tão emocionante. A viagem de verdade que eu queria era Estados Unidos ou Europa.


Argentina? Isso nem é uma viagem internacional de verdade. 


Até que em 2019 eu fiz a minha primeira viagem para fora. E foi para a Argentina.


Já ali, vi como eu estava errada em desprezar um país só por que ele não era "algo grande" que todos tanto admiravam. Acabei vendo belezas na Argentina que eu não vi durante meus dois anos nos Estados Unidos. Só que na época não dei tanta importancia. 


Agora vocês devem em perguntar se ter morado nos Estados Unidos foi tão ruim assim, se realmente não tem nada de bom aqui e por que fiquei 2 anos se odiei tanto assim.


Eu não odiei, mas também não amei. Foi um sentimento médio. Realizei sonhos e vivi coisas incríveis, porém acabou me deixando com saudades da minha própria cultura que eu tanto ignorei por vários anos. 


O ponto é que o Brasil não é perfeito. Tem diversos erros e a desigualdade social é enorme. Só que também é um erro achar que a grama do vizinho - mas apenas do vizinho EUA e Europa - é mais verde. E não é.


Os Estados Unidos também é um país com pobrezas em cidades grandes que a mídia não mostra. Você visita Los Angeles como turista e vê apenas o lado bom, só que quando chega lá para olhar outras areas que você antes não conheceu, se depara com sujeira, pessoas passando fome e um grande número de moradores de rua. Mas o turista não vê isso. E acaba espalhando que os Estados Unidos é o melhor lugar do mundo e que o Brasil é um grande lixão. 


Como falei ali em cima, preciso repetir para que não falem que estou apenas reclamando: gostei sim de morar aqui, mas não é o melhor lugar. Assim como o Brasil não é o melhor lugar. Assim como diversos outros países não são os melhores lugares. E para eu não cometer esse erro de achar que todos os lugares são perfeitos, preciso conhecer eles, viajar para esse lugares e não viver com o que o outro falou na internet.


Agora tenho propriedade agora para citar os pontos positivos e negativos dos Estados Unidos, diferente do brasileiro que vive com os olhos vendados e vê apenas o paraíso na América do Norte, sendo que nunca colocou os pés nesse local. E é esse brasileiro que tanto critica o seu local de nascimento, só que não mexe uma agulha para melhorar as coisas. 


Sim, nos Estados Unidos nós temos oportunidades ótimas de fazer dinheiro. Não estou negando as coisas boas. Mas sim, nos Estados Unidos o imigrante vai ter que ralar mil vezes mais que o norte-americano que já nasceu nesse país e sempre vai ter oportunidades melhores que você, que apenas com o seu sotaque, vai entregar que não nasceu nesse paraíso que a mídia vende. 


Para resumir: nenhum lugar é pefeito. Não venda isso para as pessoas e não acredite até você mesmo vivenciar as coisas. As pessoas que criam conteúdo para a internet sobre os Estados Unidos, tendem a mostrar apenas as conquistas, já que se negam a mostrar que elas mesmo passam dificuldades. 


Infelizmente a vida não é fácil. E vir para os Estados Unidos não vai solucionar todos os seus problemas. 


Ana Karolini Machado

30.03.2022



Comentários

(2)
  1. Só dando a minha visão sobre o seu relato; eu nunca sequer sai da minha capital e não tenho tanto priopriedade para comentar algo como você, mas eu sei que os Estados Unidos está BEM longe de ser um país perfeito, e discordo com o fato de que não é mostrado essa parte, sendo que há diversos filmes, relatos na internet, vídeos de vários youtubers, e até mesmo as notícias do dia-dia de lá. Entendo o ponto dos brasileiros terem muito a síndrome do vira-lata e o que eu acho que realmente acontece com essas pessoas, é que na verdade o cérebro delas fazem um bloqueio para ver a verdadeira realidade da situação e deixar apenas as partes boas. Vejo muito isso em relação a França, Estados Unidos, Alemanha etc...É um problema, porque eu também acho que muitos brasileiros vão deixando a sua própria cultura 'morrer' para glorificar a outra que mal conhecem. Acho muito bom ter relatos como o seu para abrir os olhos dessa ilusão, porque o que eu mais digo a mim mesma é que Eu amo o meu país e jamais o abandonarei!

    ResponderExcluir
  2. Muito real! Brasileiros não enxergam a beleza do próprio pais. Hoje em dia está pior. É tão triste ver a galera da Internet chamando nosso país de "Bostil". Ótimo texto Ana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário